Dois servidores do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) do Rio de Janeiro receberam nesta terça e quarta-feira (24 e 25 de maio) a visita de dezenas de participantes durante a sétima edição do Congresso Mato-grossense de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica (COMPIIT), realizado pela Comissão de Propriedade Intelectual e Direito Autoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso.
Marcelo Luiz Soares Pereira esclareceu inúmeras dúvidas de pessoas interessadas em saber o que de fato é uma marca e qual o procedimento para registrá-la. “Atendemos diversas pessoas com curiosidades sobre como funcionam as marcas, bem como a forma de solicitá-las. Tudo é muito simples e todo procedimento pode ser feito pela internet, ou seja, basta entrar no site do Inpi, clicar em “Marcas”, e seguir as orientações”, explicou. Marcelo Pereira disse que todo processo pode ser feito pela própria pessoa, e que tudo pode ser acompanhado online ou por meio da Revista de Propriedade Intelectual, que publica todos os andamentos dos processos.
Nícolas Virgilli Guimarães abordou os procedimentos necessários para obter uma patente de determinado produto. “É necessário que as pessoas patenteiem suas invenções, pois isso gera segurança aos seus trabalhos. É importante destacar, também, que a forma como é feito o produto também pode ser patenteado”.
O profissional acrescentou que o tema ainda é novo no Brasil e que as pessoas estão tendo mais conhecimento e recebendo informações mais detalhadas de sobre seu funcionamento agora. “Muitos cidadãos ainda não sabem o que é e qual o significado de uma patente. É uma área ainda considerada nova e que tem pouca disseminação. Durante a realização do Compiit tivemos a oportunidade de esclarecer aos participantes um pouco de como funciona esse sistema”, finalizou Nícolas Guimarães.
Mais informações sobre marcas e patentes e como registrá-las pelo site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (www.inpi.gov.br).
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter/com./oabmt