PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 18ª SUBSEÇÃO DE JACIARA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Presidente da Comissão de Conciliação da OABMT ministra palestra em seminário da OAB/SE

30/04/2015 17:36 | Atuação
Foto da Notícia: Presidente da Comissão de Conciliação da OABMT ministra palestra em seminário da OAB/SE
img    O presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OABMT, João Paulo Moreschi, ministrou palestra durante o Seminário “Mediação e Arbitragem com o Novo CPC” promovido pela OAB de Sergipe, na última terça-feira (28 de abril). O evento colocou em debate as vias alternativas para solução de conflitos dentro do Novo Código de Processo Civil.
 
    Durante a palestra de João Paulo Moreschi foram debatidas as principais alterações da Mediação com o Novo CPC, como a obrigatoriedade das audiências de Mediação. “O Novo CPC traz inovação também com o legislador, que força situações para que haja mediação no processo judicial. Esse é um momento de transição entre o velho e o Novo CPC, que entrará em vigor a partir de março de 2016. É preciso que os operadores de Direito consigam se atualizar e ficar em sintonia com o que diz a nova lei”, reforçou.
 
    De acordo com o presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OABSE, João Alberto Santos de Oliveira, a inclusão da mediação no Código de Processo Civil é uma das principais alterações que vem  estimular as partes para que possam encontrar a resolução de conflitos sem a necessidade de uma decisão do juiz. “Com o Novo CPC, o mediador será um facilitador que ajudará na Mediação e as partes são as responsáveis por encontrar uma solução. A Mediação surgiu para melhorar a relação entre as pessoas e ajudar o judiciário a diminuir a quantidade de processos”, explicou. 
 
    O palestrante Asdrúbal Júnior abriu os debates afirmando que uma das importantes mudanças trazidas pelo Novo CPC foi a comunicação entre Juízo Arbitral e Juízo Estatal através da Carta Arbitral. De acordo com Asdrúbal, ela permitirá que o árbitro se comunique com o juiz estatal para concessão de pedidos liminares, cautelares e antecipações de tutelas. “A Carta regulará a maneira como o árbitro se dirigirá ao juiz, requisitando diligências e cumprimento de medidas necessárias para o bom desenvolvimento da Arbitragem. Essa ferramenta será muito útil para execuções de sentenças e suas antecipações de tutelas, dando maior credibilidade e legitimidade às decisões arbitrais”, disse.
 
    Confira a galeria das fotos do evento aqui
 
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
 

WhatsApp