PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 18ª SUBSEÇÃO DE JACIARA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Congresso Nacional debate mudanças de conceito no novo CPC

07/06/2016 17:30 | Processo Civil

    Desde o dia 18 de março, os operadores do Direito vêm se adequando a uma nova realidade, que são as mudanças no Código do Processo Civil (CPC). Para debater estas modificações, nos dias 2 e 3 de junho, Cuiabá recebeu o Congresso Nacional e o 3º Seminário sobre o Novo CPC. Com realização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o presidente da entidade, Leonardo Campos ressalta que o país vive uma nova cultura jurídica.

    Leonardo Campos observa que esta nova cultura jurídica precisa ser debatida exaustivamente, para formar conceito e jurisprudência, para que haja um entendimento na interpretação na norma. “O processo civil lida diretamente com a vida de cada cidadão, que é a forma pela qual se aplica a justiça e é conduzida pelo novo CPC”, afirmou.

    Diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA-MT), Marco Lorga, apontou a importância de se colocar Mato Grosso no circuito de discussões do novo CPC. “Os advogados tem que se adaptar à estas mudanças, e não só na própria legislação, mas mudanças principiológicas, de conceitos. O CPC hoje é voltado para a mediação, celeridade processual, voltado para que possa ter efetividade jurisdicional”, pontuou.

    O coordenador do Congresso, Welder Queiroz observa que estas modificações atingem o dia a dia dos operadores do direito e que os tribunais têm passado por um período de adaptação. “Os principais impactos estão sendo sentidos agora com o novo CPC em vigor. Neste Congresso abordamos as modificações e inovações do novo código que afetam diretamente o dia a dia dos operadores do direito, sejam advogados, magistrados, membros do Ministério Público”, destacou.

    Conselheiro federal da OAB-MT, Felipe Spadoni tratou sobre um instituto novo que consta no CPC. “A palestra que fizemos foi sobre incidente de resolução de demandas repetitivas, que é um instituto totalmente novo e que em síntese, trata de uma forma de se julgar através de um único julgamento centenas ou até milhares de causas ao mesmo tempo. É uma maneira de se evitar que cada pessoa com o mesmo caso tenha julgamentos diferentes”, disse.

    Procurador-geral adjunto da Assembleia Legislativa, Grhegory Paiva Pires Moreira Maia também ressaltou a importância do debate sobre o novo CPC e defendeu que as novas metodologias adotadas trarão avanços que vão beneficiar e abarcar não só a advocacia privada mas, também a pública. “A advocacia pública dos parlamentos tem crescido ao longo dos últimos 15 anos, em um fortalecimento diante dessas questões de crise institucional no país, como tem acontecido com os Poderes”, concluiu.


Assessoria de Imprensa OABMT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928/0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso


WhatsApp