Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Mais de 600 pessoas participam da III Semana de Formação do Advogado

13/05/2011 15:00 | Cojad

Uma noite de discussões acerca da importância dos mecanismos de controle das instituições públicas para a República e de conselhos essenciais para o advogado que pretende obter sucesso na carreira, abordados pelos palestrantes convidados. Assim foi iniciada a 3ª Semana de Formação do Advogado organizada pela Comissão do Jovem Advogado (Cojad) da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso em parceria com a Universidade de Cuiabá, a Escola Superior de Advocacia e a Caixa de Assistência dos Advogados. Mais de 600 pessoas participaram da abertura realizada na quadra poliesportiva da faculdade nesta quinta-feira (12 de maio).

O diretor da faculdade de Direito, Antônio Alberto Schommer, agradeceu a Cojad por ter escolhido a Unic para sediar o encontro, relatando a necessidade de levar conhecimento diferenciado aos acadêmicos. Os palestrantes convidados foram o conselheiro do CNJ, Jorge Hélio Chaves de Oliveira (advogado pela OAB/CE), e o conselheiro federal da OAB do Maranhão, Ulisses César Martins de Souza, que elogiou a iniciativa da Seccional Mato Grosso em promover um evento desse porte. “É fantástico, porque das faculdades surgirão novos talentos. É importante que desde logo se traga aos acadêmicos a visão do mundo do advogado dando idéia mais próxima e mais concreta da realidade da advocacia”, consignou.

Bruno Oliveira Castro, presidente da Cojad, agradeceu as parcerias, ao Centro Acadêmico 7 de Agosto da Unic, na pessoa de seu presidente Vinícius Eduardo, pelo empenho em colaborar na organização do evento e ressaltou a valorização dada pela Diretoria da OAB/MT ao jovem advogado, oportunizando palestras de renomados advogados de Mato Grosso e de outros Estados. Bruno Castro estimulou aos alunos a sonharem com o sucesso profissional e a lutarem para conquistá-lo com estudo e muito trabalho.

Para o presidente da OAB/MT, Claudio Stábile Ribeiro, professor licenciado da Unic, onde ministra aulas desde a primeira turma formada em 1992, é um orgulho encontrar ex-alunos que alcançaram sucesso no mercado de trabalho, seja como advogado, magistrado, promotor. E recomendou aos presentes que busquem se engajar na Ordem, ajudar a entidade em suas atuações em prol da advocacia e da sociedade. “A OAB é forte porque advogados unidos trabalham por isso. Ajudando a entidade vocês estarão fortalecendo a própria profissão”, destacou.

Cláudio Stábile aproveitou a oportunidade para ressaltar a atuação do conselheiro Jorge Hélio junto ao CNJ em seu papel de fiscalizar administrativa e financeiramente o Poder Judiciário. “Tornar a Constituição Federal efetiva depende de homens de coragem e o conselheiro está ajudando a escrever uma página importante da história da cidadania brasileira. Em diversas reuniões e atuações no CNJ e em outros órgãos, testemunhamos seu trabalho em prol da cidadania, por isso, é uma honra recebê-lo novamente em Cuiabá”.

O conselheiro, por sua vez, também agradeceu o convite da Cojad, por meio do conselheiro federal da OAB/MT, Francisco Eduardo Torres Esgaib, presente na solenidade e reafirmou a importância da Ordem em também fiscalizar as atuações junto aos órgãos públicos, em especial à Justiça.

O advogado e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Almino Afonso Fernandes, convocou os acadêmicos a abraçarem a advocacia como vocação. Exortou-os a se dedicarem aos estudos para conquistar seu espaço no mercado e lembrou que o Brasil é um dos países que mais possui advogados no mundo, detendo um terço de todos os profissionais. “Ao todo o planeta possui mais de três milhões de advogados e cerca de700 mil estão aqui. Essa é uma das profissões mais belas porque o advogado é indispensável à  administração da Justiça, é guardião da sociedade”, sublinhou.

Também participaram da abertura da III Semana de Formação do Advogado o conselheiro federal da OAB/MT, José Tadeu Guilhen, o presidente da ESA, Ulisses Rabaneda dos Santos, o coordenador do Unijuris da Unic, advogado José Patrocínio de Brito Junior, o vice-presidente e o secretário-geral da Cojad, Eduardo de Lacerda e Carlos Rafael de Carvalho, respectivamente, o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Sílvio Soares da Silva Júnior, e o secretário-geral da Comissão de Direito de Trânsito, Eduardo Zimiani.

Programação – Nesta sexta-feira (13 de maio), os trabalhos ocorrerão das 16h às 18h, no auditório da OAB/MT, no Centro Político Administrativo, com as palestras sobre "Prática Advocatícia na OAB/MT", com os conselheiros estaduais Válber Melo e Geandre Bucair, que abordarão as áreas de Direito Penal e Direito Trabalhista, respectivamente.No período noturno, a partir das 19h, na quadra poliesportiva da Unic, o conselheiro federal da OAB/MT, Francisco Faiad, falará sobre "Ética e a defesa das Prerrogativas" e, finalizando, a advogada Ana Lúcia Ricarte, explanará sobre "Mercado de trabalho e planejamento estratégico".

www.twitter.com/oabmt