Diante de um público de mais de 300 acadêmicos e convidados, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e conselheiro federal pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Francisco Anis Faiad, ministrou palestra na noite desta quinta-feira (5 de maio), como parte da programação da Jornada Jurídica em Tangará da Serra. O evento realizado pela turma de Direito 2011/1 do campus da Unic do município conta com o apoio da Subseção da OAB do município.
O tema da palestra muito interessou os acadêmicos presentes. O conselheiro Francisco Faiad explanou acerca das prerrogativas dos advogados, explicando como os direitos da sociedade e de cada cidadão estão intimamente ligados a essas prerrogativas. O advogado é o defensor da sociedade em seus conflitos e, conforme estipula a Lei Federal 8.906/94 (Estatuto da Advocacia), deve ter amplo acesso aos órgãos públicos, a processos e documentos, sem restrição, para a necessária defesa de seu cliente.
Ao todo foram 28 perguntas feitas por acadêmicos depois da palestra numa demonstração da necessidade de se abordar o tema prerrogativas e direitos da advocacia junto aos cursos jurídicos. Para o conselheiro federal, Francisco Faiad, congressos como estes "são fundamentais para a difusão dos direitos e deveres profissionais constantes do Estatuto, que devem ser conhecimento de todos para a melhoria na distribuição da justiça".
Compuseram a mesa de honra, o presidente da Subseção da OAB de Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos, o coordenador do Curso de Direito, Manoel Aparecido Furquim, a gestora do Esud/LFG, Camila Peron Gili, e os professores Welder Guma Jacon e Dilene Maria.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt