OAB-MT celebra 87 anos em cenário de conquistas e desafios

01/07/2020 16:47 | MOMENTO HISTÓRICO
Foto da Notícia: OAB-MT celebra 87 anos em cenário de conquistas e desafios

Foto: Divulgação

img    No momento histórico de adversidades impostas pela pandemia de Covid-19, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), se une à advocacia e sociedade civil na defesa de prerrogativas e, sobretudo, na garantia do Estado Democrático de Direito. É neste cenário de desafios e conquistas que a instituição celebra seu 87° aniversário.

Mesmo sem as tradicionais formalidades que cercam a data, a presidente em exercício, Gisela Cardoso, destaca o afinco com o qual a OAB-MT desempenha suas atribuições como representante de advogados, advogadas e cidadãos de Mato Grosso.

No ano em que aconteceram as primeiras reuniões virtuais do Conselho Seccional e do Colégio de Presidentes da OAB-MT, o trabalho, multiplicado pela demanda, mostra-se vital especialmente se consideradas as recentes alterações no próprio exercício da advocacia.

“Sempre que a sociedade mato-grossense precisou, a voz da Ordem se levantou em sua defesa. Assim tem sido ao longo de 87 anos. Portanto, nos honra saber que nossa história faz parte da história do Estado e de seus cidadãos, a quem representamos, assim como a advocacia, com muito orgulho", afirma.

Foi assim desde a data de criação da Ordem, em 29 de junho de 1933. À época, em Mato Grosso, atuavam entre 15 e 50 profissionais da advocacia. Hoje, cerca de 27 mil advogados e advogadas já passaram pelos quadros da Seccional, além de mais de 23 mil estagiários.

Os números evoluíram e a atuação da OAB-MT também.  Para cada obstáculo que se impõe, a adaptabilidade, resiliência e ética da instituição se provam. Em 2020 não tem sido diferente. Frente ao avanço do coronavírus, a Ordem vem atuando em diversas frentes para garantir a ordem jurídica e o estado democrático de direito, bem como as prerrogativas da advocacia.

"Seguimos com a certeza de estarmos participando destas transformações históricas, contribuindo e retribuindo à advocacia e à sociedade a confiança depositada na OAB-MT", finaliza a presidente em exercício.