Maio de 2024 | Ver mais
26 27 28 29 30 31 #

Cojad e ESA vão coordenar o uso e funcionamento do Escritório Modelo

02/03/2010 15:00 | Atuação
    A nova diretoria da Comissão do Jovem Advogado – Cojad, da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, que realizou nesta segunda-feira sua primeira reunião, vai coordenar em parceria com a Escola Superior de Advocacia, o uso do Escritório Modelo, a fim de torná-lo mais dinâmico para facilitar o atendimento de maior número de jovens advogados que estão entrando no mercado advocatício e ainda não possuem escritório próprio. O objetivo dessa parceria é beneficiar, sobretudo, o advogado do interior, que por muitas vezes não possui um local apropriado para atender seu cliente em Cuiabá.

Além da parceria com a ESA para aproveitamento em maior escala do Escritório Modelo, as duas instituições definiram também durante a reunião o desenvolvimento de projetos como palestras, cursos e eventos jurídicos voltados para os jovens advogados. Outro projeto da Cojad em parceira com a Comissão do Estagiário e com o apoio da OAB será buscar uma maior aproximação com acadêmicos de Direito, através da realização de palestras e outros eventos do gênero nos cursos de Direito de Cuiabá e Várzea Grande. A reunião contou com a participação especial de representantes dos jovens advogados de Sinop e Barra do Garças.

Segundo o presidente da Cojad, Bruno Castro, a interiorização da Comissão do Jovem Advogado já começou em sete municípios: Diamantino, Barra do Garças, Primavera do Leste, Sinop, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Comodoro.. A Cojad anunciou também uma forte parceria com a Caixa de Assistência do Advogado de Mato Grosso no “Anuidade Zero”, além de outros programas de incentivo ao jovem advogado, a exemplo de um plano de saúde com um preço diferenciado que já está sendo discutido.

A Cojad discutiu também na reunião acerca da participação da mulher advogada na entidade. O presidente Bruno Castro esclareceu que a comissão  precisa de maior participação das jovens advogadas e que pensando na mulher advogada a Cojad e a Comissão do Direito da Mulher buscarão melhores condições de trabalho, entre outros benefícios à jovem advogada.

Por fim, o presidente Bruno Castro e todos os membros de sua diretoria conclamaram os presentes para que convidem outros jovens advogados e advogadas para participarem da comissão, uma vez que a Cojad encontra-se de portas abertas para todos. Lembram os dirigentes que basta o interessado encaminhar um simples requerimento ao presidente da Seccional da OAB. No entanto, o advogado deve estar adimplente com a anuidade.

Para prestigiar a 1ª reunião da Cojad, realizada no Plenarinho, estiveram presentes o presidente da Seccional da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro, o vice-presidente Maurício Aude, o ex-presidente e atual conselheiro federal Francisco Faiad, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos, o presidente da Escola Superior de Advocacia, Ulisses Rabaneda dos Santos, o presidente da Comissão de Trânsito, Thiago França, a presidenta da Comissão de Direito da Mulher, Ana Lúcia Ricarte e a presidenta da Comissão dos Juizados Especiais, Juliana Gimenes, alem do ex-presidente da Cojad e atual conselheiro Geandre Bucair e tambem o conselheiro Valber Melo.