PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 18ª SUBSEÇÃO DE JACIARA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Após reiterados requerimentos, OAB-MT comemora posse de 25 novos juízes

10/01/2022 17:50 | PRESTAÇÃO JURISDICIONAL
Foto da Notícia: Após reiterados requerimentos, OAB-MT comemora posse de 25 novos juízes
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) celebrou a publicação do Ato 1/2022, nesta quinta-feira (6), assinado pela presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas, tornando pública a nomeação de 25 aprovados no Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Mato Grosso. A posse dos novos juízes está prevista para 21 de janeiro.
 
imgA presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destaca que a Seccional acompanhou todo o trâmite do concurso e lutou muito para que essas nomeações acontecessem o quanto antes.
 
Segundo Gisela, Mato Grosso tem um déficit de magistrados e há comarcas no interior que estão sem juízes já há algum tempo. Em outras, os juízes acumulam duas ou três varas ou comarcas.
 
Um exemplo disso é a situação de Matupá, no Norte do Estado. Sem juiz titular há dois anos, os processos não “andam”, causando transtornos à Advocacia e também aos jurisdicionados. O magistrado que estava cumulando em Matupá foi deslocado para Lucas do Rio Verde.
 
Este cenário foi exposto pela OAB-MT à Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) em outubro do ano passado. A situação não é isolada.
 
Neste contexto de déficit, o TJ tinha a previsão de abrir 10 vagas no concurso, mas, a partir da insurgência da OAB-MT, aumentou para 25.
 
Gisela afirma que este concurso alivia a situação, mas não resolve. “Vamos continuar acompanhando a questão, porque, além de juízes, o Poder Judiciário precisa também de mais servidores, esta é uma bandeira nossa, em prol da prestação jurisdicional”.
 
O conselheiro federal Leonardo Campos, que também acompanhou a causa, enquanto era presidente da OAB-MT, ressalta que a posse dos novos juízes é uma boa notícia. “Uma vitória para advocacia. Resultado de trabalho árduo da OAB-MT”.
 
Poder Judiciário
 
O Poder Judiciário anunciou que os novos magistrados chegam com o objetivo de ampliar a força laboral na primeira instância.
 
“O Primeiro Grau de Jurisdição é uma das prioridades da gestão da desembargadora Maria Helena Póvoas e a nomeação dos novos juízes possibilitará melhorar as condições da oferta da prestação de serviços à população, principalmente nas comarcas do interior”, informa o Judiciário.
 
--
 
Keka Werneck

imprensaoabmt@gmail.com

(65) 99610-6413
www.twitter.com.br/oabmt

www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Instagram @oabmatogrosso

 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp