O Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) ministrou palestra sobre as prerrogativas advocatícias a Policiais Penais do Estado, nesta quarta-feira (16), no auditório da Seccional. A intenção do evento é estreitar o diálogo entre as partes e otimizar o relacionamento no sistema prisional, com respeito e urbanidade.
A palestra foi ministrada pelo presidente do TDP da OAB-MT, André Stumpf. “Nós estamos do mesmo lado. Vocês têm uma função e os advogados outra”, disse Stumpf, defendendo a cordialidade na rotina de trabalho. Ele também falou sobre o sigilo entre o advogado e o cliente e a inviolabilidade dos instrumentos de trabalho da advocacia, tais como o celular.
“O respeito mútuo é muito importante e muitas vezes basta o policial compreender que prerrogativas não são privilégios, mas, no caso da Advocacia, um direito do assistido. O advogado, quando exerce sua prerrogativa, é para garantir ao cliente o direito que lhe assiste. Assim como os Policiais Penais têm a prerrogativa de andarem armados, isso também não é um privilégio, mas uma necessidade, por ser esta uma profissão de alto risco”, explica o presidente do TDP da OAB-MT.
--