OAB-MT promove painéis com palestras e faz homenagem para ex-presidentes

23/11/2022 16:18 | MEIO AMBIENTE
Foto da Notícia: OAB-MT promove painéis com palestras e faz homenagem para ex-presidentes
imgEm uma noite de troca de experiências, capacitação e muita emoção, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) realizou, através da Comissão de Meio Ambiente, o 18º Congresso Nacional de Meio Ambiente. Durante o evento, que aconteceu na segunda-feira (21), os ex-presidentes da Comissão foram homenageados e receberam placas como forma de reconhecimento aos serviços prestados à advocacia mato-grossense.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, enfatizou, na abertura do evento, que a capacitação permanente da advocacia mato-grossense é um compromisso da atual gestão da Ordem. Gisela citou que neste ano a Escola Superior de Advocacia (ESA-MT) já recebeu mais de 10 mil inscrições para cursos, palestras, simpósios e congressos, tendo expedido mais de 6 mil certificados. “Trabalhamos para atender as demandas de conhecimento da advocacia sobre os mais diversos temas e o meio ambiente é um assunto especialmente importante, necessário, no diálogo, no debate e no estudo”, afirmou.

Emocionado, o diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos, lembrou a sua trajetória na Ordem, ressaltando que começou na Comissão de Meio Ambiente. “É muito gratificante ver, hoje, a Comissão, onde comecei o meu trabalho dentro do Sistema OAB, ter essa estrutura fenomenal de discussões, estar inserida em todos os debates da matéria ambiental em Mato Grosso e ser respeitada em nível estadual e nacional”, disse.

Presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB, a conselheira federal Ana Carolina Barchet falou em nome dos homenageados, agradeceu o reconhecimento e destacou o trabalho de conscientização sobre o direito ambiental, que muitas vezes é ligado ao dano, ao desmatamento. “O direito ambiental é maior que isso, é o direito que regula a semiótica relação do homem com a natureza, com as cidades, com o patrimônio cultural, enfim, é o direito do cuidado", frisou.

Os ex-presidentes da Comissão de Meio Ambiente, que estiveram presentes para receber a homenagem, foram André Cardozo, Luiz Alfeu, Renata Viviane, Leonardo Campos e Ana Carolina Barchet.

Após as homenagens, foram realizados dois painéis, “Os Desafios da Política Ambiental no Brasil”, com Terence Ternnepohl, e “O Reflexo da Jurisprudência na Advocacia Ambiental”, com Marcelo Buzaglo Dantas.

Participaram da abertura do Congresso, a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o diretor tesoureiro, Helmut Daltro; o diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Leonardo Campos; a presidente da Comissão Nacional de Direito Ambiental e conselheira federal, Ana Carolina Barchet; a presidente da Comissão de Meio Ambiente, Tatiana Monteiro; a vice-presidente da Comissão, Laura Garcia Venturi Rutz; os ex-presidentes da Comissão, André Cardozo; Luiz Alfeu; e Renata Viviane. O secretário adjunto da ESA-MT, Bruno Casagrande; o secretário geral da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-MT), Fabrício Pavan; e o juiz Aristeu Dias Vilella, coordenador do Centro de Inteligência do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Judite Rosa

Celular/WhatsApp: 65-99610-7865