28/03/2023 08:40 | DIREITO TRIBUTÁRIO
Foto da Notícia: Estado acolhe pleito da OAB-MT e revoga artigo sobre ITCD que atribuía responsabilidade solidária à advocacia
imgAtendendo o pleito da  Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), apresentado por sua diretoria e a Comissão de Direito Tributário, o Estado revogou o artigo 10-B do Decreto Estadual n. 2.125/2003, que regulamenta o Imposto sobre Transmissão de Causa Mortis (ITCD).

O artigo revogado atribuía responsabilidade solidária a advogados e advogadas em razão de infrações relacionadas a este Imposto.

De acordo com a presidente da Comissão de Direito Tributário,  Daniele Fukui, a OAB-MT apontou a inconstitucionalidade dessa atribuição em reunião com o secretário de Estado de Fazenda Rogério Galo e o Adjunto Fábio Pimenta, dia 13 de fevereiro, buscando resolver a questão administrativamente, o que resultou nesta conquista de agora. "Em defesa dos direitos da advocacia apresentamos parecer jurídico, apontando inclusive decisão do Supremo Tribunal Federal. O STF, ao julgar a ADI 4.845/MT, já havia considerado a inconstitucionalidade em outro caso semelhante.”

img

Vice-presidente da OAB-MT, José Carlos, aponta que o diálogo foi caminho eficaz para resolução desta questão de suma importância para a advocacia tributária.

A decisão foi publicada em Diário Oficial desta segunda-feira (27).

Keka Werneck

Celular/WhatsApp: 65-99610-7865