PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 18ª SUBSEÇÃO DE JACIARA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

Novos advogados e estagiários recebem orientações em palestras na OAB/MT

16/03/2012 14:50 | Dia de Formação

 

       Nesta quinta-feira (15 de março), 100 novos profissionais, sendo 54 advogados e 46 estagiários, participaram das palestras “’Os desafios do início da profissão” e “Prática Penal”, ministradas pelos advogados Bruno Castro e Valber Melo, respectivamente. O evento foi realizado no auditório da OAB/MT e faz parte do Dia de Formação do Advogado, promovido pela Comissão do Jovem Advogado (Cojad) da instituição.
 
       Bruno Oliveira Castro explanou sobre as dificuldades que enfrentou no início de profissão como uma forma de estímulo aos novos profissionais, os quais também terão que superar barreiras no dia a dia. “Todo começo é difícil, mas não podemos desanimar no primeiro obstáculo que aparecer. Temos que ter força de vontade, perseverança para alcançar nossos objetivos”, sugeriu o advogado, que é presidente da Cojad.
 
       Durante sua palestra, frisou que é necessário ter planejamento e foco para obter sucesso profissional, além de “saber fazer as escolhas certas, pois são elas quem vão trilhar o futuro da vida de cada um de nós”.
 
       O presidente da Cojad ainda abordou sete dicas que servirão como base no início da profissão, todas com base em um livro da autora Lara Selem. A primeira delas é “Leia pelo menos uma hora por dia sobre vários assuntos, não necessariamente jurídicos”, seguida de “Seu sucesso depende de suas escolhas”; “Fale com as pessoas”; Seja organizado”; “Construa sua reputação”; e “Aprenda, experimente fazer algo novo todos os dias”. Para o advogado, quanto “mais você sabe, mais será capaz de aplicar seus conhecimentos no dia a dia”, destacou.
 
       Por fim, compartilhou aos novos advogados a existência do escritório modelo e da sala de reuniões anexo à Escola Superior de Advocacia, espaços estes que estão à disposição dos advogados, principalmente para os recém-formados, os quais ainda não contam com estrutura para exercer a profissão.
 
Prática  Penal - Já Valber Melo, que é conselheiro estadual pela OAB/MT, discursou sobre “Prática Penal”, e disse que “para ser um bom advogado criminalista não basta apenas estudar o caso, mas também formular estratégias para que obtenha êxito nas ações”. Segundo o profissional, a área penal “não é área para se aventurar, pois estamos nos envolvendo com a vida, com a liberdade dos nossos clientes e, além disso, jamais prometam resultado, mas sim esforço e muito trabalho. Não podemos garantir resultado porque não somos nós os julgadores do processo”, alertou.
 
       Para o advogado, é fundamental que a pessoa interessada em atuar na área criminal seja rápida, especialista e atualizada. “Com todos esses requisitos teremos melhores condições de transmitir segurança aos nossos clientes. Nenhum cliente contrata advogado que não passa confiança e segurança”.
 
       Valber Melo disse também que é preciso, muitas vezes, ser efetivo e combativo. “Não podemos baixar a cabeça em qualquer audiência, precisamos estar sempre atentos aos excessos a que somos acometidos, mas também não precisamos faltar com respeito diante das pessoas que estão no mesmo ambiente”.
 
       Por fim, sugeriu que os novos advogados e estagiários têm que possuir algumas características como, por exemplo, escrever bem, fazer boa sustentação oral, sempre buscar conhecer o perfil dos julgadores, e se atentar para as jurisprudências dos tribunais superiores. "Isso faz parte do nosso kit defesa”, finalizou.
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp