PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 18ª SUBSEÇÃO DE JACIARA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Abril de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 # # # #

Notícia | mais notícias

OAB/MT e jovens advogados encaminham projeto que institui piso salarial à Casa Civil

30/05/2012 15:55 | Competência do Executivo
Foto da Notícia: OAB/MT e jovens advogados encaminham projeto que institui piso salarial à Casa Civil
    A Diretoria da OAB/MT, da Comissão do Jovem Advogado e do grupo OAB Jovem Independente se reuniu nesta terça-feira (29 de maio) com o secretário chefe da Casa Civil, José Lacerda, para buscar apoio ao projeto de lei visando criar o piso salarial para o advogado privado empregado. Participaram do encontro o presidente e o vice-presidente da Seccional, Cláudio Stábile Ribeiro e Maurício Aude, respectivamente, o presidente e vice da Cojad, Bruno Castro e Eduardo Lacerda e os advogados do referido movimento Ricardo Spinelli e Luis Felipe Medina. 
 
img
 
    Cláudio Stábile entregou ao secretário a proposta de projeto de lei e informações acerca da audiência pública realizada no último dia 11 de maio na Assembleia Legislativa onde a ideia foi amplamente debatida. Ele explicou que a sugestão dos jovens advogados foi acatada à unanimidade pelo Conselho Seccional e visa proteger os profissionais em início de carreira de possíveis abusos.
 
    Maurício Aude ressaltou que foi feita uma pesquisa ampla junto aos presidentes de Subseções do interior, considerando a diversidade das realidades do Estado, para se chegar aos valores propostos. O texto do projeto de lei propõe um piso salarial de R$ 1,1 mil para jornada de quatro horas diárias ou 20 semanais e R$ 1,8 mil para oito horas diárias ou 40 semanais para os advogados contratados como empregados na esfera privada.
 
    O presidente da Cojad, Bruno Castro, esclareceu também que em 14 estados brasileiros já foi regulamentada a situação, considerada inédita em Mato Grosso. Sublinhou que como no Estado não há sindicato para propor a lei de regulamentação, a competência passa a ser do Poder Executivo, conforme o artigo 7º, inciso V da Constituição Federal e o artigo 1º da lei Complementar 103/2000. Assim a OAB/MT e os representantes da jovem advocacia solicitaram a propositura urgente por parte do Governo do Estado.  img
 
 
    O secretário da Casa Civil, José Lacerda, disse que os valores estão compatíveis com a realidade do Estado e, como não implica em questões públicas, acredita ser possível a propositura. Porém, deve encaminhar a proposta para a Procuradoria-Geral do Estado para análise e parecer.
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 
 
 
 
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp



Notícias Relacionadas

WhatsApp