Na noite desta quinta-feira (25 de julho), o secretário-geral da OAB/MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, o diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia (ESA/MT), Dejango Riber Oliveira Campos, e o presidente da Comissão de Estagiários, Robison Pazetto Junior, reuniram-se com 10 acadêmicos de direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com a finalidade de debater melhorias na qualidade do ensino. O encontro ocorreu na sede da ESA/MT.
Dois pontos foram discutidos: a necessidade de haver estágios desde o início do curso e a melhoria dos valores da bolsa auxílio, que hoje gira em média de R$ 600. Sobre o primeiro tópico, Daniel Teixeira, que também é presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, ressaltou ser fundamental o aprendizado em escritórios de advocacia porque terão a oportunidade de vivenciar a teoria da sala de aula com a prática do dia a dia.
"Se todos têm vontade de crescer, realizar sonhos, é muito importante valorizar o conteúdo aprendido, pois há muito mais pessoas concorrendo no mercado de trabalho com cada vez menos espaço. Não adianta ficar parado, é preciso sempre buscar aprofundar o conhecimento e a OAB/MT proporciona essas condições, ou seja, toda semana tem cursos telepresenciais com valores simbólicos sobre diversas áreas do direito", frisou Daniel Teixeira.
|
|
O secretário-geral também chamou a atenção dos alunos para que se atentem ao Processo Judicial Eletrônico (PJe). "Hoje a realidade é outra. O PJe veio para mudar a tramitação dos processos, para imprimir mais celeridade e todos vocês precisam, desde já, ter conhecimento sobre sua funcionalidade para que não encontre dificuldades quando iniciarem a profissão".
Em relação ao aumento dos valores da bolsa auxílio para estagiários, a sugestão dos acadêmicos foi levar em consideração os mesmos parâmetros utilizados para o salário mínimo. Daniel Teixeira informou que a OAB/MT estudará uma proposta juntamente com toda a diretoria e com a Comissão de Estagiários para ver o que pode ser feito sobre o tema.
|
Por fim, o diretor-adjunto da ESA/MT, Dejango Campos, que também é presidente da Comissão de Advogados Professores, ressaltou que a OAB/MT e ESA/MT pretendem implementar projetos ainda nesse segundo semestre em prol de advogados e estagiários. "Estamos pensando em estratégias para traçar o perfil do que é a advocacia e mostrar a importância de fazerem parte dos quadros da Ordem". Dejango Campos acrescentou que visitará a UFMT junto com as referidas comissões para aprofundar as discussões com alunos de outros anos do curso de direito.
|
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
www.facebook.com/oabmt