PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO - 18ª SUBSEÇÃO DE JACIARA

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Mutirões atendem a reivindicações de Comissões da OAB/MT

27/02/2014 15:47 | Conciliação
    A Central de Conciliação da Capital agendou para este ano 12 mutirões, tendo previsto mutirão de débitos fiscais estaduais, sendo que até então foi realizado somente mutirão fiscal da prefeitura que incluiu a negociação de contribuintes com débito de IPTU, ISS e alvarás. Essa iniciativa vem ao encontro da expectativa e reivindicações apresentadas pela diretoria da OAB/MT e por representantes de Comissões Temáticas desde o ano passado. 
 
img
    O presidente da Comissão de Direito Bancário e Securitário, Evandro Cesar A. dos Santos, participou de reuniões com a direção do Foro para propor melhorias nas Varas de Direito Bancário e cobrar a realização de mutirões. “A Comissão participa e apoia os mutirões por considerar válida a essência dos mesmos, qual seja, a mediação dos conflitos com a possibilidade de abreviar o curso processual e aproximar o jurisdicionado do processo. Os números indicam que os resultados têm sido muito satisfatórios,  apesar de ainda existir algum tipo de resistência, em razão do desconhecimento por parte do cidadão do que é, e como funciona uma mediação ou conciliação. Portanto cabe a nós informar e afirmar que é possível resolver os casos rapidamente, e assim criar a consciência coletiva de que a conciliação é um caminho sem volta, razão pela qual nos faremos presentes e atuantes, em todos os mutirões bancários e securitários agendados para 2014”, ressaltou o advogado.
 
    
    Para o presidente da Comissão de Juizados Especiais, Giorgio Aguiar Silva, "toda medida para se desafogar o Poder Judiciário é bem-vinda e os mutirões fazem parte disso. Todavia a conscientização das partes é essencial, a de que mais vale um bom acordo do que um longo litígio que ao final sempre desagrada uma das partes. A expectativa é que tantos as empresas envolvidas, as Fazendas Estadual e Municipal e a sociedade civil estejam prontas para uma composição amigável de suas pretensões e que possa ser uma forma de justiça independente e soberana, pois o sucesso deste movimento depende unicamente da vontade das partes".
 
img
 
    O trabalho da Central de Conciliação do TJMT vem sendo acompanhado desde sua implantação pelo presidente da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB/MT, João Paulo Moreschi. Na opinião do advogado, "é com grande entusiasmo que vemos a disposição do Judiciário em entregar a prestação jurisdicional através dos mutirões de conciliação, todavia, precisamos que os conciliadores tenham sensibilidade e capacitação técnica para conduzir as audiências ao melhor acordo entre as partes, bem como carecemos da disposição e interesse dos advogados em conciliar. Por fim, precisamos entender, refletir e decidir pela conciliação, pois somente assim, poderemos nos despir dos interesses unilaterais e convergir para o interesse de ambas as partes conflitantes".
 
img
    
    Conforme a coordenadora da Central, juíza Adair Julieta, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) procurou o Judiciário para demonstrar o interesse, mas ainda não definiu data. Outra novidade será o mutirão do Banco do Brasil, também sem data definida. A instituição é um dos maiores clientes do Judiciário com três mil processos tramitando nos Juizados Especiais e mais três mil ações nas Varas bancárias.
 
    Os antigos parceiros também renovaram a parceria para este ano como a IUNI/UNIC, a Seguradora Líder responsável pelo pagamento do Dpvat, companhias aéreas, operadoras de telefonia e internet e instituições bancárias. Somente do Dpvat (seguro do trânsito) já estão marcados quatro mutirões, cada um com mil processos. Também está programado para este ano mais um mutirão fiscal itinerante da prefeitura nos bairros de Cuiabá.
 
Programação
 
    O primeiro mutirão agendado de 2014 será o da Trip/Azul nos dias 17 e 18 de março. Estarão em pauta 65 processos que tramitam nos Juizados Especiais e são referentes à perda de bagagem, atraso de voos e outras falhas no serviço. Confira abaixo o calendário completo:
 
Março
17 e 18 – Trip/Azul
31 de março a 4 de abril – Dpvat
 
Abril
9 a 11 – Bradesco
28 e 29 – OI
 
Maio
1ª semana – TIM
26 a 30 – Dpvat
 
Junho
2 a 6 – IUNI/UNIC
 
Julho
22 a 25 – Avianca/OceanAir
 
Agosto
4 a 8 – GOL
18 a 22 – Dpvat
 
Setembro
22 a 26 – Atlântico Fundo de Investimentos
 
Dezembro
1 a 5 – Semana da Conciliação com Dpvat e UNIC
 
 
(Com informações do TJMT)
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0928
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmt
 

WhatsApp