Maio de 2024 | Ver mais
# # # 1 2 3 4
26 27 28 29 30 31 #

Superintendência lança programação do mês da mulher na OAB/MT

01/03/2011 19:00 | Evento
    Em ação inédita no Estado de Mato Grosso, a Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso, com apoio da Comissão de Direito da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, lançou na manhã desta terça-feira (1º de março) a campanha denominada “Março Sempre Mulher”, cujo objetivo é realizar e desenvolver iniciativas voltadas à valorização das mulheres brasileiras. A advogada Juliana Gimenes, representou o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile, que no mesmo horário representou a Seccional na solenidade de posse da nova diretoria do TJMT.

Durante o evento a superintendente e advogada Ana Emília Iponema Brasil Sotero, ressaltou a importância das ações que serão desenvolvidas ao longo deste mês. “Esse é um momento ímpar e extremamente surpreendente, pois conseguimos integrar representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, desta maneira, poderemos agir com o intuito de diminuir a violência contra as mulheres e mudar a situação que infelizmente vivenciamos hoje”.

Para a presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB/MT, a advogada Ana Lucia Ricarte, a instituição é parceira incondicional nessa campanha e sempre apoiará eventos voltados para discutir temas relacionados ao bem estar da sociedade, em especial às mulheres mato-grossenses. “A CDM acredita que iniciativas como essa reduzirão a violência contra as mulheres e, com isso, se criará um novo conceito de família. Parabenizo os responsáveis pela organização e criação da campanha porque eu sei o quanto foi difícil realizá-lo com a adesão de mulheres de quilate”.

Durante toda manhã ficaram em exposição e comercialização quadros em óleo sobre tela, pintados por reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), além de objetos artesanais confeccionados pelas detentas do projeto “Mulheres de Atitude”, de Tangará da Serra, e bolsas feitas pelas mulheres do Presídio Feminino Ana Maria do Couto May.

Ao todo, quatro reuniões foram realizadas para que a campanha obtivesse êxito, das quais resultaram na criação do Blog “Março Sempre Mulher” (http://marcosempremulher.wordpress.com). “No blog todos poderão ter conhecimento dos projetos que estamos desenvolvendo, galerias de foto, programação completa do mês da mulher, além de poderem contribuir com sugestões de trabalho ou até mesmo parcerias. Nossa intenção é fazer com que eventos como esse passem a integrar o calendário de atividades do nosso estado”, informou Ana Sotero.

Estiveram presentes na solenidade a juíza da Segunda Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Adriana Santanna Coningham; a promotora de Justiça do Núcleo de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, Lindinalva Rodrigues Dalla Costa; a chefe de gabinete Maria Helena Caramelo, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva; Tania Arantes representou a Sala da Mulher da ALMT; a vice-presidente da Associação das Primeiras-Damas do Estado, Vivyane Maria Ceni Bedin (primeira dama do município de Sorriso); e a presidente da BPW/Cuiabá, Mariza Bazo. Ao final do evento, foram lançadas dezenas de balões cor de rosa em vários pontos da cidade.

Entidades parceiras - Cada entidade parceira apresentou seu projeto durante a solenidade que ocorreu no auditório da OAB/MT, que contou com a participação de cerca de 70 pessoas. A primeira foi a juíza Adriana Coningham. “A ação que o Poder Judiciário desenvolverá durante a campanha é atender as mulheres que sofreram algum tipo de violência de maneira diferenciada, ou seja, vamos nos reunir e mostrar a elas que não estão sozinhas, que quando conversarem se sentirão mais fortalecidas e amparadas. Nosso intuito também é explicar a Lei Maria da Penha aos participantes e trocar experiências de vida”.

Em nome do Ministério Público, a promotora Lindinalva Rodrigues informou que no dia 11 de março será lançado o projeto “Lá em casa quem manda é o respeito”, cujo público alvo será os homens. “Nossa ideia é mostrarmos a eles que os amamos e que os queremos ao nosso lado sem violência”. Já Tania Arantes ressaltou que será veiculada em todo o estado uma campanha de mídia contra a violência e tráfico de mulheres.

Ao longo de todo o mês de março, a Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres de Mato Grosso e o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, com o apoio da OAB/MT e seus parceiros, estarão unidos em prol de uma grande ação pelas políticas públicas mato-grossenses, discutindo temas em todas as áreas de atuação, seja no combate à violência ou nas questões trabalhistas, culturais e jurídicas.

Assessoria de Imprensa OAB/MT